ALANDROAL

O Território

O Concelho de Alandroal encontra-se localizado em pleno Alentejo Central mais precisamente no distrito de Évora fazendo fronteira com Espanha, através da margem direita do Grande Lago de Alqueva, abrangendo uma área de aproximadamente 545 km2. A presença de um vasto património de elevada relevância histórica, religiosa e cultural numa deslumbrante paisagem natural são duas das principais características deste Concelho.

Um território pleno de saberes e sabores que promete surpreender quem nos visita.

PATRIMÓNIO

Castelo de Alandroal

Construção datada dos finais do século XIII, desempenhou um papel de relevo nas diversas guerras entre Portugal e Espanha com destaque para as lutas de 1383-85 nas quais se destacou Pêro Rodrigues, um tenente dedicado à causa do Mestre de Avis. A sua Torre de Menagem com uma altura superior a 20 metros, possui no seu interior duas salas de tectos redondos. No terraço foi construída, em 1774, a torre do relógio

PATRIMÓNIO

Castelo de Terena

O foral da Vila de Terena data de 1262 mas o seu Castelo só foi edificado no século XV, constituindo um notável exemplar de fortaleza senhorial do período manuelino. A sua construção foi ordenada por D. João I, monarca que integrou o burgo no padroado da Ordem de Avis.

PATRIMÓNIO

Fortaleza de Juromenha

As primeiras muralhas de Juromenha, localizada na margem direita do Rio Guadiana datam do período da ocupação romana, tendo sido erguidas em 44 antes de Cristo por ordem de Júlio César. Em 1167 foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques tendo ocupado um lugar de relevo na defesa da nacionalidade portuguesa.

O território possui ainda um forte património religioso e arqueológico.

ALANDROAL

Gastronomia

A gastronomia é um dos pontos fortes deste território, onde o pão é o rei da mesa. Pratos como as migas, a açorda ou as sopas são outras das iguarias culinárias que o Alandroal tem para oferecer a quem o visita e quer experimentar. Sopa de peixe do rio, caldeta de peixe barbo, peixe do rio frito, açorda de sável, lúcio-perca assado no forno, recheado ou de cebolada.

Uma vez por ano, no mês de março, o peixe de rio é o rei da Mostra Gastronómica de Alandroal. Restaurantes, cafés, bares e tascas esmeram-se na confeção e apresentação de pratos ligados ao peixe de rio. Ao longo do ano, os restaurantes do concelho do Alandroal tornam possível essa experiência gastronómica única - bastando encomendar o menu com antecedência.

Mas a oferta é muita e diversificada, das carnes aos enchidos, queijos e vegetais a restauração do concelho desafia o visitante à descoberta do melhor da gastronomia alentejana.